Postagens populares

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

GPS na sala de aula

O usos de GPS representa muito mais que a possibilidade de traçar rotas. Com ele é possível também armazenar informações, como marcar pontos de interesse e auxiliar na geração de mapas. A possibilidade de disponibilizar esses arquivos fez que membros de diversos tipos de comunidades virtuais divulguem as informações registradas no GPS.
Jogos e atividades com GPS em sala de aula.
Trata-se de um desafio que consiste em fotografar alguns pontos, como esquinas, monumentos, entradas de estabelecimentos e dar pistas aos alunos, de modo que descubram o local para onde devem dirigir para encontrar o alvo em questão. Exemplo: escolha alguns pontos no parque Ibirapuera, em São Paulo: a ponte que atravessa o lago, o ponto onde termina a marquise e a entrada do prédio da Bienal. Para cada local devem-se separar duas imagens: uma no GOOGLE Earth, com algumas referências ao redor; pode-se antes recortá-la como quebra-cabeça. Assim que as peças forem montadas, o grupo é liberado para ir atrás do local e, assim que o alvo for encontrado, devem registrar o ponto no GPS e bater uma foto. Mais possibilidades: comprar as rotas, ver quem foi mais assertivo, que este mais perdido e, assim, atribuir premiações paralelas. Cabe lembrar que todo e qualquer registro vale-se de sistemas de sincronização na internet, ou seja, isso cria um reporte em tempo real de tudo que estiver sendo feito com os pontos e as fotos.
GPS ARTE: Imagine quão interessante pode ser a utilização da opção "Tracking", ou seja, aquela que mostra a rota e faz percursos em forma de desenhos. Isso é um tema de interdisciplinaridade, ou seja, além de Geografia, envolve conteúdos ligados a ARTE e a História, tal como os geoglifos* de Nazca, no Peru.

Geoglifos: são vestígios arqueológicos representados por desenhos geométricos (linhas, quadrados, circulos, octógonos,hexagónos etc.) zoomorfonos (animais) ou antimorfonos (formas humanas), de grandes
dimenssões e elaborados sobre o solo, que podem melhor observados quando vistos do alto. As linhas de Nazca, de enormes dimenssões, estão localizadas no deserto de Nazca, no antiplano do Peru. Provavelmente criadas entre os séculos III a.C e VIII, as mais de 300 figuras representando animais foram decobertas em 1941. ( Francisco Tupy, bacharel e licenciado em geografia pela USP.) Revista Geografia.ed.Escala.nº 35.Jan.2011.

Nenhum comentário: